CBF leva escovada

29/09/2012 12:47

 

 

Entidade europeia critica CBF por não organizar o calendário: 'Grotesco'

 

A bagunça causada no Brasileirão pelo fato de a CBF não organizar devidamente o calendário nacional, no mesmo compasso da Seleção Brasileira, já está repercutindo na Europa. O vice-presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA, sigla inglesa), o italiano Umberto Gandini, falou com exclusividade ao LANCENET! e demonstrou muita estranheza com a postura da entidade.

– Acredito que é grotesco o campeonato não parar quando há datas Fifa. Assim como acho estranho que a Seleção às vezes jogue em datas não protegidas pela Fifa e exija a liberação dos jogadores, mesmo com o campeonato em curso – afirmou Gandini, ao comentar a convocação mais recente do técnico Mano Menezes, que vai desfalcar nove clubes por três rodadas.

 

Umberto Gandini, que também é diretor organizacional do Milan, faz parte da direção da entidade que tem sido defensora dos clubes diante da Fifa e da Uefa, na busca por um calendário que não sobrecarregue os jogadores. É com entendimento entre as três partes que a situação europeia está longe da confusão brasileira.

– Na Europa, vigora a restrita observância do calendário Fifa. As ligas europeias não marcam jogos nas datas reservadas às seleções e as federações europeias não jogam em datas fora do calendário da Fifa. É uma simples questão de respeito recíproco e respeito às regras da Fifa – completou.

Enquanto o modelo do Velho Continente não é aplicado por aqui, resta aos clubes o lamento, como o de Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Grêmio:

– Infelizmente essa questão do calendário segue complicando. O certo seria como na Europa. Pena que isso não acontece.

Bate-Bola
Umberto Gandini - Vice-presidente da ECA e diretor organizacional do Milan

Como a ECA está trabalhando para evitar a multiplicação de jogos na temporada?
- A Eca tem feito um grande trabalho com a Uefa e esta com as outras confederações para chegar a um calendário compartilhado e equilibrado com a Fifa, deixando mais clara a separação de esforços das Seleções e as atividades domésticas dos clubes.

Que conselho você daria aos clubes brasileiros nesta situação?
- Aconselhar os clubes brasileiros sem conhecer a relação que têm com a CBF é difícil. Mas acredito que em caso de conflito, o bom senso deve prevalecer e o Campeonato Brasileiro deve parar sempre nas datas Fifa.

Temos por aqui o Superclássico das Américas fora da data Fifa. Isso seria aceito na Europa?
- De forma alguma. A CBF não deve marcar partidas fora das datas reservadas no calendário internacional, como aconteceu nesses amistosos Brasil x Argentina recentemente.

Equilibrar o calendário tem sido tarefa complicada?
- Com planejamento e bom senso, parar o campeonato nas datas Fifa é uma coisa muito simples.

MANO: CONVOCAÇÃO SEM CRITÉRIO

A convocação de quinta-feira para os amistosos contra Iraque e Japão serviu como prova da falta de critério do técnico Mano Menezes na escolha dos jogadores, principalmente quando as partidas da Seleção desfalcam os clubes – o que acontece na maioria das vezes. Mano já usou três políticas diferentes nas 19 convocações realizadas em pouco mais de dois anos.

Não poupar nenhum dos clubes – a mais cruel de todas, feita na reta final do Brasileiro–2011 –, tentar dividir o prejuízo – como fez na lista mais recente –, e não chamar nenhum jogador de clube brasileiro – o que ocorreu em fevereiro de 2011, contra a França, quando os times estavam envolvidos na Copa Libertadores.

A Seleção de “estrangeiros” foi acionada outra vez logo na primeira lista, quando – sem adversários – o Brasil fez um amistoso contra o Barcelona B, em setembro de 2010.

Com a palavra
José Carlos Freitas
Repórter do ‘Record’ (POR)
Menos datas ajudam a equacionar calendário

A seleção portuguesa viveu a mesma situação que a Seleção Brasileira está passando agora entre 2002 e 2004, por causa da Eurocopa. Sem Eliminatórias, foram diversos amistosos, mas não temos esse conflito de datas. As datas Fifa são pré-definidas dois anos e nosso calendário também. É claro que com menos datas por ano fica mais fácil equacionar. Aqui é difícil passar de 40 por temporada, mesmo com três competições nacionais e as duas internacionais.

Massimo Basile
Editor do Corriere dello Sport (ITA)
Brasileirão não para com Seleção? É sério?

Na Itália, é claro que a Série A respeita as datas da seleção e esta não invade o campeonato. Mas por causa disso o técnico da Azzurra, Cesare Prandelli, tem reclamado de falta de tempo para treinar. Mas ele vai ter que lidar com isso, ainda mais porque os torcedores passaram a colocar os clubes acima da seleção. Até os próprios jogadores não gostam muito de deixar os clubes. Mas no Brasil isso não acontece? O campeonato nacional não para? É sério?