Rodada da morte pra zona de rebaixamento

22/09/2012 12:35

 

 

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

 
118 comentários

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada neste fim de semana, está marcada por uma peculiaridade: os seis últimos colocados se enfrentam em confrontos diretos. No sábado, o Figueirense, 18º, recebe o Palmeiras, que vem logo abaixo, no Orlando Scarpelli. No domingo, mais dois duelos de desesperados. No Serra Dourada, o lanterna Atlético-GO mede forças com o Flamengo, primeiro time fora da zona perigosa. Em Recife, o Sport, 17º colocado, recebe o Coritiba, que só está à frente do Flamengo por ter uma vitória a mais que os cariocas. Dependendo dos resultados, a 26ª pode se tornar uma autêntica rodada da morte.

Para nós, quanto mais rodadas tiverem esta conotação, de rodada da morte, melhor. É sinal de que a gente está vivo. Para nós, é a rodada da sobrevivência"
Túlio, volante do Figueirense
Tulio do Figueirense (Foto: Savio Hermano / GLOBOESPORTE.COM)Confronto escudo - Figueirense x Palmeiras (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Coletiva Marcos Assunção, Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
É uma rodada que pode definir muita coisa, por isso mesmo falamos que esse jogo contra o Figueirense vale seis pontos, até mais do que isso. Vale a nossa vida"
Marcos Assunção, volante do Verdão

No momento, Flamengo e Coritiba, os primeiros fora da zona perigosa, estão quatro pontos à frente do Sport, equipe que abre o Z-4. Se cariocas e paranaenses vencerem seus jogos, na noite de domingo a diferença entre o primeiro "salvo" e o primeiro "degolado" pode ser de sete pontos, algo jamais visto na história do Brasileirão por pontos corridos a esta altura do campeonato.

Pode ser considerada a rodada da morte. Todos estavam pensando que estávamos mortos na competição, mas não é nada disso. É um confronto direto"
Patric, atacante do Atlético-GO
Patric, atacante do Atlético-GO (Foto: Cristiano Borges / O Popular)confrontos escudos Atlético-Go x Flamengo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Ramon na coletiva do Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
Se o nosso time dependesse dos outros resultados, seria diferente. Mas só dependemos da gente, não pensamos em zona de rebaixamento"
Ramon, lateral do Flamengo

Desde 2003, após 26 rodadas, a maior diferença entre o primeiro fora do Z-4 e o primeiro dentro foi de quatro pontos, no ano passado (eram Cruzeiro e Atlético-MG que, por sinal, terminaram o campeonato salvos). Em outras cinco edições, a distância entre quem abria a zona de rebaixamento e quem vinha logo acima era de apenas um pontinho.

Esta rodada vai mexer com o campeonato. Vamos torcer para que os outros jogos acabem empatados e que a gente vença. Espero que tenhamos sorte"
Felipe Menezes, meia do Sport
Felipe Menezes - Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Confronto escudo - Sport x Coritiba (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Eveton Ribeiro, do Coritiba (Foto: Jairton Conceição/RPC TV)
É um campeonato que está sendo muito disputado e uma rodada assim pode fazer a diferença na briga. Temos que somar pontos e escapar logo dessa zona"
Everton Ribeiro, atacante do Coxa

Esta tendência, por sinal, tem chance considerável de ser mantida em 2012. Para isso, basta que o Sport supere o Coritiba na Ilha do Retiro. Desta forma, o Leão chegará a 27 pontos e ficará a um do Coxa. Mesmo que o Flamengo pontue em Goiânia, a distância entre quem está na área vermelha e na zona neutra da tabela será de apenas um pontinho.